O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) apresentou nesta quinta-feira (29), em Florianópolis, informações preliminares do Lab Procel, concurso de inovação que destinará R$ 30 milhões para o desenvolvimento de soluções em eficiência energética no Brasil. A iniciativa, que será lançada oficialmente no dia 11 de fevereiro, reúne startups, micro e pequenas empresas, indústrias e profissionais do setor energético em busca de tecnologias transformadoras para três eixos estratégicos: economia circular, cidades inteligentes e Indústria 4.0.
Durante o encontro, realizado em parceria com SENAI SC e FIRJAN, os participantes conheceram os segmentos prioritários, o formato de aplicação dos recursos e critérios de elegibilidade para participar das chamadas públicas, incluindo documentação necessária. Mais detalhes das chamadas públicas, como os critérios para submissão de propostas serão divulgados no seu lançamento oficial dia 11 de fevereiro.
Segundo Juliana Tadeu, superintendente de Gestão do Procel na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), o Lab Procel Fase II foi estruturado para estimular o empreendedorismo, a criação de empregos verdes e o atendimento de objetivo do Procel, trazendo a eficiência energética para o ambiente de inovação do Brasil. “A proposta objetiva fomentar o ambiente de inovação e acelerar soluções nos eixos de economia circular, cidades inteligentes e Indústria 4.0. Estamos falando de um edital para participação de empresas de inovação de todo país, com R$ 30 milhões em recursos do Procel e apoio técnico da rede SENAI de todo Brasil. Queremos transformar ideias em produtos e serviços que impactem na prática em medidas de eficiência energética”, explicou Juliana.
A superintendente destacou ainda que a iniciativa tem alcance nacional e as propostas selecionadas poderão contar com toda a infraestrutura da rede SENAI para desenvolvimento, prototipagem e validação de soluções.
Para Renato Simão, coordenador de Inovação e Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis (SC), o Lab Procel cria condições concretas para que ideias promissoras se transformem em negócios viáveis e escaláveis. “É um movimento que envolve toda a cadeia de inovação do SENAI e abre uma oportunidade única para alavancar ideias ligadas à eficiência energética, especialmente nos níveis mais avançados de maturidade tecnológica. O Procel está investindo em quem realmente quer transformar o mercado”, afirma.
Para Damian Horácio, gerente de Serviços Tecnológicos da FIRJAN, reforça o caráter estruturante do Lab Procel e o potencial transformador dos recursos oferecidos. “É uma grande oportunidade para transformar uma solução em desenvolvimento em um produto vendável, que gere receita. Trata-se de um recurso não reembolsável, no qual as empresas podem contar com todo o suporte da rede SENAI, incluindo compra de equipamentos, insumos e apoio técnico para levar a solução até o mercado. O Procel está criando as pontes entre inovação, eficiência e competitividade”, destaca.
O lançamento oficial será no dia 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O evento pode ser acompanhado pelo link de transmissão https://www.youtube.com/live/L8znBWBMdpw.