Como utilizar o Fala.Br

O Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações. Elas podem ser o acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique a órgãos e entidades do poder público. Cada uma tem um papel específico que melhor pode atender ao desejo dos usuários.

  • SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
  • PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.

 

Em casos de denúncia ou reclamações, as manifestações poderão ser realizadas de forma anônima. Para uma apuração mais completa, é necessário evidenciar:

I – como a situação está ocorrendo/ breve descrição do fato;

II – quem é (são) a(s) pessoa(s) envolvida(s);

III – onde ou que setor da empresa ocorre;

IV – quando começou; e

V – qual o valor estimado envolvido (se houver)

 

Os formulários de denúncia recebem um tratamento específico para salvaguardar e proteger a identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta firmado pelo Decreto nº 10.153/2019.

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Em caso de manifestações, clique aqui e registre a sua demanda.