Você está visualizando atualmente ENBPar vai apresentar oportunidade de eficientização de sistemas de ar comprimido no Vale do Aço

ENBPar vai apresentar oportunidade de eficientização de sistemas de ar comprimido no Vale do Aço

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço (Sindimiva) promovem uma palestra nesta sexta-feira, 7 de março, às 9 horas, na FIEMG Regional Vale do Aço, em Ipatinga (MG), para apresentar aos empresário da região a Chamada Pública do Ar Comprimido. Para participar é só se inscrever pelo link: https://lnkd.in/d45EwuiR.

Serão selecionadas até 170 empresas dos estados de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que queiram eficientizar seus sistemas de ar comprimido, reduzindo o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. O projeto do governo federal vai financiar diagnósticos e propor eventuais ajustes e correções nos sistemas de ar comprimido (compressores, secadores, reservatórios, tubulações) com o objetivo de reduzir de vazamentos, otimizar os níveis de pressão, adequar a temperatura do ar admitido e recuperar calor, melhorando a eficiência dos compressores. As empresas podem se inscrever até o dia 13 de junho de 2025 no site https://cpeesaci.procel.enbpar.gov.br.

O processo é simples e não exige a contratação de consultoria. As empresas interessadas têm de informar a quantidade de funcionários, o número e a idade média dos compressores, a potência total instalada, o número e o volume total dos reservatórios, a extensão da rede e a quantidade de pontos de uso de ar comprimido, o consumo médio mensal de energia e a demanda contratada.

Por meio de licitação, o Procel vai contratar as empresas que farão os diagnósticos, acompanhar a implementação das medidas e medir os resultados. Caberá às empresas selecionadas um investimento comprovado máximo de R$ 38,2 mil para aplicação de medidas eficientes e que sejam viáveis economicamente (rápido retorno do investimento) a serem apontadas nesses diagnósticos. Esse investimento tende a se pagar com a redução do consumo de energia elétrica em prazos muito menores do que a vida útil dos equipamentos.

Nos sistemas de ar comprimido a economia pode ser alcançada por meio de intervenções tanto no investimento (CAPEX) quanto na operação e manutenção (OPEX). A chamada pública tem o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão).

Serviço:

O quê: Palestra sobre Chamada Pública Ar Comprimido.

Quando: 7 de março, às 9h.

Onde: FIEMG Regional Vale do Aço – Av. Pedro Linhares Gomes, 5431; Horto; Ipatinga (MG)