A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço (Sindimiva) promovem uma palestra nesta sexta-feira, 7 de março, às 9 horas, na FIEMG Regional Vale do Aço, em Ipatinga (MG), para apresentar aos empresário da região a Chamada Pública do Ar Comprimido. Para participar é só se inscrever pelo link: https://lnkd.in/d45EwuiR.
Serão selecionadas até 170 empresas dos estados de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que queiram eficientizar seus sistemas de ar comprimido, reduzindo o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. O projeto do governo federal vai financiar diagnósticos e propor eventuais ajustes e correções nos sistemas de ar comprimido (compressores, secadores, reservatórios, tubulações) com o objetivo de reduzir de vazamentos, otimizar os níveis de pressão, adequar a temperatura do ar admitido e recuperar calor, melhorando a eficiência dos compressores. As empresas podem se inscrever até o dia 13 de junho de 2025 no site https://cpeesaci.procel.enbpar.gov.br.
O processo é simples e não exige a contratação de consultoria. As empresas interessadas têm de informar a quantidade de funcionários, o número e a idade média dos compressores, a potência total instalada, o número e o volume total dos reservatórios, a extensão da rede e a quantidade de pontos de uso de ar comprimido, o consumo médio mensal de energia e a demanda contratada.
Por meio de licitação, o Procel vai contratar as empresas que farão os diagnósticos, acompanhar a implementação das medidas e medir os resultados. Caberá às empresas selecionadas um investimento comprovado máximo de R$ 38,2 mil para aplicação de medidas eficientes e que sejam viáveis economicamente (rápido retorno do investimento) a serem apontadas nesses diagnósticos. Esse investimento tende a se pagar com a redução do consumo de energia elétrica em prazos muito menores do que a vida útil dos equipamentos.
Nos sistemas de ar comprimido a economia pode ser alcançada por meio de intervenções tanto no investimento (CAPEX) quanto na operação e manutenção (OPEX). A chamada pública tem o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão).
Serviço:
O quê: Palestra sobre Chamada Pública Ar Comprimido.
Quando: 7 de março, às 9h.
Onde: FIEMG Regional Vale do Aço – Av. Pedro Linhares Gomes, 5431; Horto; Ipatinga (MG)