A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) divulgou o resultado das propostas recebidas dentro do prazo da Chamada Pública Procel Reluz 01/2025, iniciativa que integra o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), do Governo Federal. O edital tem como objetivo modernizar sistemas de iluminação pública em municípios e consórcios brasileiros, ampliando a eficiência energética e contribuindo para a redução do consumo de eletricidade.
Ao todo, 154 propostas válidas, sendo 148 municípios e seis consórcios intermunicipais, foram submetidas por municípios de todas as regiões do país, refletindo a forte demanda por modernização do parque de iluminação pública e o interesse dos gestores locais em aderir às políticas públicas de eficiência energética.
“A grande adesão dos municípios mostra que a eficiência energética já faz parte das prioridades da gestão pública brasileira. O Procel Reluz representa ganhos para as cidades, para a população e para o meio ambiente, e seguimos comprometidosem ampliar o impacto positivo dessas ações em todo o país”, afirma o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques.

As propostas somam centenas de milhões de reais em investimentos, entre recursos do Procel e contrapartidas municipais, conforme previsto no edital. Agora, as submissões seguem para a fase de análise técnica, conforme as regras do processo seletivo.
O Procel tem a previsão de divulgar as propostas habilitadas e a lista de classificação preliminar até o dia 8 de janeiro de 2026. Esta Chamada Pública integra o conjunto de ações anunciadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela ENBPar para estimular a modernização da iluminação pública por meio de tecnologias mais eficientes, como luminárias LED.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial da CP: https://cpreluz.procel.gov.br/.