O ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau foi eleito hoje presidente da ENBPar pelo Conselho de Administração da estatal. Engenheiro eletricista, 71 anos, Rondeau foi ministro entre 2005 e 2007. Antes, presidiu a Eletrobras, a Eletronorte e distribuidoras de energia elétrica da região Norte.
Também foi membro dos conselhos de administração da Petrobras, de Furnas e de Itaipu, que ao lado da Eletronuclear e da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), integram a holding ENBPar. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, Rondeau tem 44 anos de experiência no setor elétrico.
Rondeau substitui Luis Fernando Paroli, que esteve à frente da empresa desde julho de 2023. Antes, Paroli foi presidente da Light e diretor de Furnas e da CEMIG. Sua gestão à frente da ENBPar foi reconhecida pelos conselheiros como de importantes avanços para a implementação e consolidação da empresa, criada em 2022 para absorver programas de Governo, como o Luz Para Todos e o Procel, a comercialização da energia de Itaipu e as empresas do setor nuclear.