Nesta quarta-feira (10/12), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) celebrou seus 40 anos, reforçando seu papel como a política pública de eficiência energética mais longeva e reconhecida do Governo Federal. A ocasião marcou não apenas a importância histórica do Procel, mas também evidenciou o protagonismo da ENBPar, empresa pública responsável pela execução do programa. Nos últimos anos, a ENBPar tem sido decisiva para modernizar processos, fortalecer a governança e conduzir o Procel a uma nova etapa de expansão e relevância, consolidando sua liderança na estratégia nacional de eficiência energética.
“A ENBPar tem a honra de conduzir o Procel em uma fase decisiva da política energética brasileira. Assumimos esse programa com o compromisso de fortalecer sua governança, modernizar sua atuação e garantir que seus resultados cheguem ao dia a dia da população. Celebrar 40 anos é reconhecer um legado construído com seriedade, mas também reafirmar nossa missão de ampliar o impacto do Procel na transição energética do Brasil”, destacou o presidente da ENBPar, Marlos Costa.
Ao longo da comemoração, foram entregues homenagens a profissionais, gestores, pesquisadores e instituições que contribuíram para a consolidação do Procel ao longo de quatro décadas. As placas simbólicas destacaram nomes pioneiros, equipes técnicas históricas do MME e da antiga Eletrobras, além de parceiros acadêmicos e institucionais que ajudaram a construir o arcabouço técnico e regulatório que hoje sustenta o programa. Nos últimos anos, coube à ENBPar assegurar a continuidade, o aperfeiçoamento e a modernização do Procel, garantindo governança robusta, eficiência operacional e maior integração com as políticas energéticas nacionais.
“O Procel não é apenas o programa mais longevo do Governo Federal — é um símbolo de política pública que entrega resultados concretos há quatro décadas. E a ENBPar tem atuado para garantir sua evolução contínua, com mais transparência, rigor técnico e foco na realidade das pessoas. Estamos escrevendo, juntos, um novo capítulo dessa história, com ambição, inovação e compromisso com o futuro energético do país”, afirmou o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, durante o discurso.
Representando o MME, a secretária Nacional de Transição Energética e Planejamento Substituta, Lorena Perim, ressaltou que o programa desempenha um papel decisivo na formação de profissionais, na criação de padrões técnicos pioneiros e no avanço da eficiência energética. “O Procel tem atuação transversal, integrada com diferentes setores e ministérios, isso permite ao país reduzir custos, ampliar produtividade, melhorar o desempenho energético das políticas urbanas e sociais. Hoje renovamos o compromisso com o futuro, reconhecendo que a eficiência continuará sendo, nas próximas décadas, um dos instrumentos mais estratégicos para garantir acesso, competitividade e descarbonização”, pontuou.
A celebração marcou também o início de um novo ciclo. A ENBPar apresentou o Relatório de Resultados do Procel 2025 – Ano Base 2024 e lançou o novo Portal Procel, mais moderno, transparente e orientado para disseminação de informação, apoio a gestores públicos e aproximação com consumidores e setores produtivos. A plataforma simboliza o compromisso da empresa com a inovação e com a expansão do acesso a dados e evidências que sustentam a política nacional de eficiência energética.
Participaram da ainda cerimônia o diretor de Gestão Corporativa da ENBPar, Leandro Xingó, representantes do Comitê Gestor de Eficiência Energética (CGEE) e do Grupo Coordenador de Conservação de Energia Elétrica (GCCE), além de autoridades e personalidades que ajudaram a construir o programa.