O presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa, e o diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da empresa, Leandro Xingó, representam a empresa pública brasileira na Conferência Ibero-Brasileira de Energia (CONIBEM) 2025, realizado em Lisboa, Portugal, nos dias 27 e 28 de novembro. O evento reúne especialistas, empresas e representantes de governos para discutir caminhos de convergência energética e estratégias de mitigação e compensação de emissões.
A programação do encontro abrange temas centrais para a transição energética, incluindo transição energética justa, planejamento setorial, marcos regulatórios, operação de sistemas com elevada participação de renováveis, eletrificação e descarbonização da economia, biocombustíveis e soluções de armazenamento. Também entram em pauta infraestrutura portuária sustentável, data centers de baixo carbono e aplicações de inteligência artificial no setor elétrico.
“A participação da ENBPar reforça o compromisso institucional com a modernização do setor elétrico brasileiro, o avanço de soluções tecnológicas e o alinhamento às metas internacionais de redução de emissões”, explica Marlos Costa.
Já o diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade, Leandro Xingó, destacou que o Brasil vive um momento decisivo na transição energética. “Temos uma matriz cada vez mais renovável, mas isso exige novas soluções para garantir estabilidade, segurança e previsibilidade ao sistema elétrico. A energia nuclear , especialmente com o avanço dos reatores modulares, surge como uma peça-chave nesse equilíbrio, complementando as renováveis e ampliando nossa soberania energética”, afirmou. Para ele, participar do CONIBEN é reafirmar que a ENBPar está comprometida com um futuro onde tecnologia, sustentabilidade e segurança caminham juntas.