O presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa e o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Marcelo de Castro, visitaram a jazida Itataia, em Santa Quitéria, município localizado na região centro-sul do estado do Ceará, a aproximadamente 220 km de Fortaleza.
A região possui jazidas de urânio e outros minerais, sendo um importante centro de mineração do país.
A INB, por ser responsável pela exploração e extração de urânio em jazidas brasileiras, como a de Itataia, produz combustível nuclear para as usinas nucleares brasileiras, como Angra 1 e 2. “Investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, visando à autonomia e à segurança nuclear do Brasil, é o foco do trabalho em conjunto ENBPar e INB”, declarou o Presidente ENBPar, Marlos Costa.
“A INB gera empregos e renda em regiões onde opera, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e nacional e aqui em Santa Quitéria não é diferente. O desenvolvimento do setor nuclear é um dos pilares da energia sustentável”, declarou Marcelo de Castro, presidente INB.
A ENBPar e a INB desempenham um papel estratégico na garantia da soberania nacional em relação à tecnologia nuclear e ao ciclo do combustível nuclear, trabalhar em conjunto fortalecerá ainda mais o setor”, finalizou Marlos Costa.