O presidente da Empresa Brasileira de Participação em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa, e os superintendentes de Estudos de Mercado, Regulação e Inovação, Lourival Chaves, e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Juliana Tadeu, estiveram em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (18/09), para uma reunião estratégica com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, representada pelo secretário Domingos Filho. No encontro, os gestores debateram as políticas de energias renováveis do estado.
O presidente da ENBPar destacou a necessidade de expandir o potencial das políticas públicas dos programas de governo da empresa às ações empreendidas pela SDE. “O Ceará é um estado precursor no fomento do polo para grandes empresas dos setores solar e eólico”, afirmou Marlos Costa.
Com o objetivo de zelar pela segurança energética e promover fontes limpas e renováveis, a ENBPar e a SDE desejam ampliar a participação do Ceará nas Chamadas Públicas e nos concursos do Procel, fazendo com que as informações cheguem a todos os municípios do estado.
“É fundamental estarmos alinhados para colocarmos em prática os diversos projetos que beneficiam o desenvolvimento econômico do estado, especialmente nos setores tecnológicos e energias renováveis”, disse Domingos Filho.
Apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias e investir em pesquisa e inovação são, dentre outros, pilares comuns entre a ENBPar e a SDE.