A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) lançou, na terça-feira (18/03), o Zupt – Energia da Vida em seis escolas de João Pessoa, na Paraíba. O programa educacional é uma parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA) e distribuidora de energia do estado – Energisa PB.
Para o diretor de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o lançamento do Projeto ZUPT reflete o compromisso da ENBPar e da Energisa com a educação e a sustentabilidade. “O ZUPT é mais do que um material educativo; é uma ferramenta transformadora. Desenvolvido em parceria com o Centro de Informação, Cultura e Meio Ambiente (CIMA), o ZUPT foi cuidadosamente elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, com o intuito de tornar o tema da eficiência energética acessível, interessante e engajador para os professores”, destacou em sua participação virtual durante o evento na sede da Usina Cultural Energisa.
Ainda de acordo com o Miguel, o ZUPT não é apenas um projeto educativo, a metodologia é um investimento no futuro da sociedade brasileira. Por meio de iniciativas como essa, a Energisa e o Procel estão construindo os alicerces para uma transição energética justa e ambientalmente equilibrada. “A educação é a chave para essa transformação, e o ZUPT é um passo significativo nessa direção”, pontuou o diretor da ENBPar.
METODOLOGIA
O ZUPT tem como missão ofertar informações e atividades educativas para que os alunos entendam o consumo de energia elétrica residencial e adotem hábitos de economia de energia. Para isso, foi criado um projeto que fará parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas.
As experiências elaboradas pela ZUPT contam com ações presenciais e digitais para atender às diversas singularidades das escolas e do público — estudantes e educadores — de todo o país e foram elaboradas com um design que fundamenta sua metodologia. Desta maneira, foi desenvolvido um kit contendo experiências físicas como jogos gigantes de quebra-cabeça com lupas, blocos coloridos magnéticos, dados interativos que contam histórias, figurinos para teatralização e outros.