No momento, você está visualizando Procel ganha destaque no COBEE por sua contribuição à eficiência energética no Brasil
Painel de abertura do COBEE - Foto: Divulgação

Procel ganha destaque no COBEE por sua contribuição à eficiência energética no Brasil

O diretor-presidente e o diretor de Gestão de Programas de Governo da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa e Miguel Marques, falaram, durante o painel de abertura do 21º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), sobre a importância do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) para o desenvolvimento da eficiência energética do Brasil.

“O Procel nasceu como uma política pública de Estado, com a missão de promover o uso racional de energia elétrica e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. E hoje, mais do que nunca, reafirma o seu papel estratégico como instrumento de governo, capaz de gerar resultados concretos para a sociedade brasileira”, destacou o diretor de gestão de programas.

Ainda segundo o diretor, ao longo dos 40 anos de programa, o Procel tem se mantido firme na sua essência de fazer mais com menos. “Cada real investido pelo programa representa economia de energia, redução de emissões e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, acrescentou.

O Procel é uma política de continuidade, que atravessou governos, evoluiu com as tecnologias e se manteve alinhado as demandas de cada tempo. “Hoje, sob a gestão da ENBPar, o Programa fortalece sua governança e amplia sua presença em todo o território nacional, em cooperação com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com diversos parceiros públicos e privados”, pontuou o presidente da ENBPar. “Estar presente no COBEE é reafirmar nosso compromisso com o diálogo, com a inovação e com o futuro da energia no Brasil”, complementou Marlos.

Presidente da ENBPar, Marlos Costa, e o diretor de Gestão de Programas de Governo, Miguel Marques, no estande do Procel no COBEE – Foto: Divulgação | ENBPar

Para a coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, Samira Sousa, a eficiência energética tem sido um eixo estruturante da política energética nacional. Segundo ela, o governo federal tem buscado colocar essa agenda como elemento central de uma transição energética justa e inclusiva. “Hoje, muito se fala sobre a transição energética que queremos para o Brasil. E nós já sabemos que a transição energética que precisamos não se trata apenas de substituir fontes fósseis por fontes renováveis, mas também de mudar a forma como produzimos, consumimos e compartilhamos energia. E, nesse sentido, a eficiência energética é a base sobre a qual se constrói uma nova economia da energia: uma economia que gera desenvolvimento, reduz emissões e amplia o acesso a serviços energéticos de qualidade para todos os brasileiros”, afirmou a representante do MME.

COBEE

O COBEE é o principal Congresso de Eficiência Energética do Brasil. Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (ABESCO), o evento tem foco especial nos setores elétrico e de saneamento, reunindo especialistas, empresas e tomadores de decisão para debater soluções, inovações e oportunidades que promovem o uso inteligente da energia, a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

Também participaram do painel de abertura o presidente da ABESCO, Bruno Herbert; o superintendente de Inovação e Transição Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Paulo Luciano de Carvalho, e o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello.