Aula inaugural será nesta segunda-feira (04/03), no campus do Instituto Federal da Bahia
O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizam na próxima segunda-feira, 4 de março, em Salvador, a aula inaugural do curso de Eficiência Energética na Indústria. Nesta etapa, o público-alvo são professores do ensino profissionalizante, científico e tecnológico da rede pública da região Nordeste, que terão aulas no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) na capital baiana. Os 35 professores inscritos são provenientes dos Institutos: Alagoas – IFAL (2), Ceará – IFCE (6), Paraíba – IFPB (2), Pernambuco – IF Sertão (2) e IFPE (6), Sergipe – IFS (2), Rio Grande do Norte (3) e Bahia – IFBA (12).
O objetivo do curso é transmitir a esses professores conhecimento sobre a eficiência energética, tornando-os aptos a tratar do tema em suas aulas. A formação de profissionais atentos à importância da eficiência energética é uma das frentes de atuação do Procel, lançado pelo governo federal em 1985 e que tornou o Brasil um dos primeiros países do mundo a tratar do tema. Nesses quase quarenta anos, já permitiu a economia de 240 bilhões de KWh de energia, e evitou R$ 4,14 bilhões de investimentos na geração dessa energia economizada pelas ações de eficientização de máquinas e equipamentos, de edificações e redes públicas de energia, entre outras ações.
O ENERGIF é executado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o apoio do Procel, programa sob a gestão da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional). O curso é uma ação do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (ENERGIF) e já foi ministrado em Florianópolis e São Paulo, reunindo professores das regiões Sul e Sudeste.
Na próxima fase, em maio, vai reunir professores da região Norte no campus do Instituto Federal do Pará, em Belém. Há a previsão de um curso em Manaus para reunir outros docentes da região Norte. Além do curso Eficiência Energética na Indústria também é ministro um outro módulo obre Eficiência Energética em Edificações.
AULA INAUGURAL
Na aula inaugural, em Salvador, será mostrada a evolução da Eficiência Energética no setor industrial e uma visão geral das ações desenvolvidas no ENERGIF, a principal ação do Procel nas Escolas para o segmento do ensino profissionalizante.
O projeto foi selecionado no 3° Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel) e se constitui das seguintes ações:
– Compra de equipamentos para laboratórios de 15 institutos que foram selecionados por chamada pública;
– Implantação do Portal de Gerenciamento Energético (https://pgen-beta.labsmart.ifsc.edu.br/), que permite o acompanhamento em tempo de real do consumo de energia elétrica dos institutos participantes;
– Desenvolvimento de material didático para os temas estratégicos ligados à eficiência energética (EE em Edificações, EE na Indústria, Eletromobilidade, Biocombustíveis, Biogás Metano, Energia Eólica e Energia Fotovoltaica). Os professores que elaboraram os livros foram selecionados por Chamada Pública e cerca de 20 profissionais de oito instituições participaram da confecção e edição dos livros;
– Capacitação de profissionais da Rede Profissionalizante para os temas de Eficiência Energética, sendo um curso de EE nas Edificações e um curso de EE na Indústria.
Para mais informações: James Silveira, e-mail: james@ifsc.edu.br