No momento, você está visualizando Procel apresenta ações para transição energética e cidades inteligentes no COBEE 2025
Painel 8 com as iniciativas do Procel voltadas à modernização dos prédios públicos e da iluminação pública no país - Foto: Divulgação

Procel apresenta ações para transição energética e cidades inteligentes no COBEE 2025

Representando o diretor de Gestão de Programas de Governo, Miguel Marques, a superintendente de Gestão do Procel, Juliana Tadeu, apresentou as iniciativas do Procel voltadas à modernização dos prédios públicos e da iluminação pública no país, com foco na eficiência energética e no desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. A apresentação foi durante o Painel 8 – Transição Energética e Cidades Inteligentes do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE 2025), realizado nesta terça-feira (28), em São Paulo. 

O painel reuniu especialistas e gestores públicos para discutir como a inovação tecnológica e as políticas de eficiência energética podem impulsionar a transição para um futuro mais inteligente e de baixo carbono. Juliana apresentou os resultados e próximos passos de dois dos principais instrumentos do programa: a Chamada Pública Procel Energia Zero em Prédios Públicos e a Super Chamada Pública Procel Reluz. 

“A eficiência energética é uma das chaves para a adaptação das cidades brasileiras às oportunidades e exigências decorrentes da transição energética. Por meio de ações estruturadas, como o Procel Energia Zero e o Procel Reluz, a ENBPar impulsiona a introdução de novas tecnologias no setor público e contribui como projetos que servem de modelo a serem seguidos para a construção de cidades mais inteligentes, humanas e resilientes em termos climáticos”, pontuou a superintendente.  

A Chamada Energia Zero conta com R$ 100 milhões em recursos destinados a apoiar retrofits energéticos em edificações públicas, como escolas, hospitais, ginásios e museus, capazes de atingir um balanço energético próximo de zero por meio de eficiência e geração distribuída. O edital registrou 144 propostas técnicas de todas as regiões do país, um recorde na área de edificações, e se encontra em fase de análise referente a habilitação técnica desses projetos. 

Já o Procel Reluz, que há 25 anos contribui para a modernização da iluminação pública brasileira, abriu uma nova Super Chamada Pública com investimento total de R$ 151 milhões e está com inscrições abertas para propostas até o dia 24 de novembro de 2025. A iniciativa vai beneficiar municípios e consórcios regionais, promovendo a substituição de luminárias por tecnologias mais eficientes para as propostas selecionadas, o uso de sistemas inteligentes de telegestão para os cinco mais bem colocados em cada Região do Brasil, e a redução dos gastos públicos com energia elétrica — recursos que poderão ser redirecionados a áreas essenciais como saúde e educação.  

“O Procel, que completa 40 anos em 2025, reafirma seu papel como instrumento estratégico de política pública. Nossas chamadas públicas refletem o compromisso da ENBPar em ampliar a eficiência energética e democratizar o acesso à energia de qualidade, apoiando gestores públicos na transformação do espaço urbano e na consolidação de uma matriz energética mais limpa e sustentável”, declarou o diretor de Gestão de Programas de Governo, Miguel da Silva Marques.  

O Procel é executado pela ENBPar em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), e tem desempenhado papel central na promoção da eficiência energética como vetor da transição energética justa e inclusiva no Brasil.