Sessão Solene na Câmara dos Deputados teve a presença dos dois diretores-gerais da usina
Os 50 anos de fundação da Itaipu Binacional, completados nesta sexta-feira, 17 de maio, foram celebrados em uma Sessão Solene da Câmara dos Deputados, ontem, em Brasília. Em sua fala, o diretor-presidente da ENBPar, Luis Fernando Paroli, ressaltou o desafio e o orgulho que a usina representam para o Brasil. “A palavra que define Itaipu é orgulho. É uma obra de orgulho de engenharia e da integração entre dois povos. Brasil e o Paraguai dão exemplo para o mundo do que é uma convivência pacífica dentro de suas diferenças”, disse, em referência ao esforço diplomático para viabilizar a construção e a gestão compartilhada entre o Brasil e o Paraguai. Paroli ainda homenageou os trabalhadores e trabalhadoras que construíram a maior hidrelétrica do mundo há meio século sem computadores ou softwares para cálculos e projetos.
A sessão comemorativa também contou com a presença do diretores da ENBPar, Leandro Xingó, de Gestão Corporativa, e Wander Azevedo, de Comercialização de Energia, Projetos Estratégicos e Estudos de Mercado, e dos diretores-geral de Itaipu, o brasileiro Enio Verri e paraguaio Justo Aricio Zacarías Irún. Presidente da sessão, a deputada Gleisi Hoffman (PT-PR), diretora financeira executiva de Itaipu entre 2003 e 2006, destacou o papel estratégico de Itaipu na integração sul-americana e seu impacto no desenvolvimento sustentável e na segurança energética do Brasil. Itaipu Binancional é uma das empresas que integram a ENBPar.
O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, destacou a marca atingida pela usina em março deste ano, de 3 bilhões de megawatts-hora gerados desde o início da produção de energia, em 1984 e o apoio que a empresa tem dado ao governo federal nas ações de reconstrução do estado vizinho. Por qualquer ângulo que se observe Itaipu, seus números são expressivos. Além do recorde a que se referiu Verri, Itaipu já promoveu o plantio de 24 milhões de mudas de árvores na sua área de influência direta, que compreende os 399 municípios do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul. Até 2025, a empresa vai investir R$ 1,3 bilhão na preparação de Belém para sediar a COP 30.
O diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías também reforçou o papel de integração exercido pela Itaipu Binacional nesses 50 anos de relação entre brasileiros e paraguaios. “O nosso grande objetivo de estar presente aqui é justamente testemunhar essa parceria, essa amizade, essa compreensão, essa harmonia existente entre Paraguai e Brasil e no exemplo que é a Itaipu Binacional”, afirmou. Também discursaram durante a solenidade os deputados Odair Cunha (PT-MG), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), Elton Welter (PT-PR), Vander Loubet (PT-MS), Tadeu Veneri (PT-PR) e Toninho Wandscheer (PP-PR). Odair Cunha afirmou que Itaipu não é importante somente para a região de influência, mas para todo o sistema elétrico brasileiro.