Você está visualizando atualmente Municípios mineiros receberam melhorias na iluminação pública
Ruas de municípios de Minas Gerais receberam melhoria na iluminação pública - ENBPar

Municípios mineiros receberam melhorias na iluminação pública

Treze municípios de Minas Gerais do entorno do Caparaó, região do Parque Nacional do Caparaó, substituíram as luminárias convencionais pela tecnologia LED na iluminação pública. As cidades foram contempladas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) Reluz, coordenado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

A obra com mais de 4,7 mil pontos de iluminação pública foi concluída no final do ano passado e foi vistoriada pela equipe da ENBPar. Os municípios receberam os equipamentos com maior eficiência com tecnologia LED, promovendo a eficiência energética, reduzindo as despesas com iluminação pública e valorizando os espaços públicos. O investimento total foi de R$ 3,9 milhões.

Além disso, a população se sente mais segura e acaba circulando por mais tempo pelas ruas, mantendo a cidade mais movimentada e estimulando os negócios, beneficiando a todos. “Antes era um pouco mais escuro, agora está bem mais claro. E mais claro é melhor”, conta a dona Luzia Vieira, moradora do Bairro Santa Terezinha, em Lajinha (MG). Para o comerciante Aurino Emerick a iluminação pública com LED veio para agregar. “Para gente que é comerciante, podemos ficar até mais tarde aberto, mais segurança nas ruas”, relatou o dono de padaria em Durandé (MG).

A iniciativa beneficiou as ruas e trouxe melhora na qualidade de vida dos moradores. Como foi para a moradora de Reduto (MG), Mônica Fernandes, que afirmou que depois que foram trocadas as lâmpadas para LED, teve mais sensação de segurança. “A gente que tem filho, consegue andar com eles a noite pela região da Praça da cidade que está tudo mais claro. Antes era tudo escuro”, disse.

As obras foram realizadas com recursos do Procel Reluz, sob a gestão do Consórcio CIS Caparaó em 13 cidades mineiras. Aderiram ao projeto – Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Mutum, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.

PROCEL RELUZ

A escolha dos projetos contemplados se dá por meio de Chamadas Públicas. Essas convocações permitem que cada município, de acordo com o interesse e a estrutura, escolha quais itens de serviços ou materiais desejaria contar com o aporte do Procel Reluz. 

Desde sua criação, no ano 2000, o Procel Reluz permitiu a substituição de mais de 2,8 milhões de pontos de iluminação pública em mais de 1,5 mil municípios brasileiros.