Ouvidoria

A Ouvidoria tem o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pela Administração Pública e atuar na interlocução entre o cidadão e a Administração Pública de modo que as manifestações, decorrentes do exercício da cidadania, provoquem a melhoria dos serviços prestados.

A finalidade da Ouvidoria é estimular a participação e a conscientização da população sobre o direito de receber um serviço público de qualidade.

No cotidiano a atuação da Ouvidoria consiste em:

    • · Receber as manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para cada caso, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de prestação do serviço público.
    • · Contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados e buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos.
    • · Informar adequadamente à direção do órgão público sobre os indicativos de satisfação dos usuários.
    • · Informar aos cidadãos quais são os órgãos que devem ser acionados para a resolução de suas demandas, quais são suas responsabilidades e de que forma a resposta poderá ser cobrada.
    • · Funcionar como instrumento de interação entre o órgão público e a sociedade; contribuir para o fortalecimento da cultura de direitos humanos, privilegiando a visão do cidadão como sujeito de direitos e estimulando sua autonomia.

A Ouvidoria da ENBPar atende ao público interno e externo e é integrante do Sistema de Ouvidorias coordenado pela Ouvidoria Geral da União (OGU), vinculada à Controladoria Geral da União (CGU).

O meio mais eficaz de recorrer à Ouvidoria da ENBPar é através da internet, via a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.

O Fala.BR contempla sete tipos de manifestação: i) Pedido de Acesso à Informação; ii) Denúncia; iii) Elogio; iv) Reclamação; v) Simplifique; vi) Solicitação; e vii) Sugestão.

Missão e Funções da Ouvidoria

Missão

Promover a realização da democracia e a efetividade dos direitos humanos por meio da mediação de conflitos e do reconhecimento do outro como sujeito de direitos.

Funções

    • · Ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos.
    • · Reconhecer os cidadãos, sem qualquer distinção, como sujeitos de direitos.
    • · Qualificar as expectativas de forma adequada, caracterizando situações e identificando os seus contextos, para que o Estado possa decodificá-las como oportunidades de melhoria.
    • · Responder aos cidadãos.
    • · Demonstrar os resultados produzidos, avaliando a efetividade das respostas oferecidas, gerando dados e elaborando informações capazes de subsidiar a gestão pública.
    • · Contribuir para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Contato

Marcos Bittar Haddad
Chefe da Ouvidoria
E-mail: ouvidoria@enbpar.gov.br
Fone: (61) 3773 – 2729