A equipe do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) se reuniu, nesta quarta-feira (2/04), com a delegação da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA, sigla em inglês) em visita ao Brasil, para troca de experiências em eficiência energética entre as instituições, considerando o acordo de cooperação celebrado com o Ministério de Minas e Energia (MME). O encontro aconteceu na Embaixada da Dinamarca, em Brasília, com participação do MME.
Na ocasião, a superintendente do Procel na ENBPar, Juliana Tadeu, apresentou a atuação do programa no fomento de ações de eficiência energética no Brasil para a equipe da Agência. “É uma oportunidade única essa troca de informações sobre o fomento a ações de eficiência energética nos dois países. O Brasil tem um dos programas mais longevos no tema e esse intercâmbio de conhecimento pode contribuir em termos de benchmarking e aprimoramento de atividades”, destacou Juliana.
A Embaixada da Dinamarca intermedia um programa de cooperação bilateral entre os governos da Dinamarca e do Brasil na área de energia. Para Fabian Buhler, representante da DEA responsável pelo eixo de eficiência energética destacou que “a reunião foi de grande valia para a Dinamarca compreender melhor o contexto brasileiro no tema de eficiência energética e os detalhes do programa PROCEL”.
A Agência Dinamarquesa de Energia (DEA) é a entidade executora deste programa por parte da Dinamarca. Em 2025, a instituição estrangeira iniciou um novo eixo de cooperação focado em eficiência energética.
Também participaram do encontro o superintendente do Luz para Todos na ENBPar, Eduardo Pereira, a assessora técnica do Procel Edifica Marina Garcia, os gerentes do Procel George Soares e Alexandre Reis, remotamente. Além da responsável pela área de energia na Emabaixada, Cecilie Grandjean-Thomsen, e Erika Sloth, da DEA.