Você está visualizando atualmente Equipe do Procel apresenta ações de eficiência energética no Brasil para  delegação da Agência Dinamarquesa de Energia

Equipe do Procel apresenta ações de eficiência energética no Brasil para  delegação da Agência Dinamarquesa de Energia

A equipe do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) se reuniu, nesta quarta-feira (2/04), com a delegação da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA, sigla em inglês) em visita ao Brasil, para troca de experiências em eficiência energética entre as instituições, considerando o acordo de cooperação celebrado com o Ministério de Minas e Energia (MME). O encontro aconteceu na Embaixada da Dinamarca, em Brasília, com participação do MME.

Na ocasião, a superintendente do Procel na ENBPar, Juliana Tadeu, apresentou a atuação do programa no fomento de ações de eficiência energética no Brasil para a equipe da Agência. “É uma oportunidade única essa troca de informações sobre o fomento a ações de eficiência energética nos dois países. O Brasil tem um dos programas mais longevos no tema e esse intercâmbio de conhecimento pode contribuir em termos de benchmarking e aprimoramento de atividades”, destacou Juliana.

A Embaixada da Dinamarca intermedia um programa de cooperação bilateral entre os governos da Dinamarca e do Brasil na área de energia. Para Fabian Buhler, representante da DEA responsável pelo eixo de eficiência energética destacou que “a reunião foi de grande valia para a Dinamarca compreender melhor o contexto brasileiro no tema de eficiência energética e os detalhes do programa PROCEL”.

A Agência Dinamarquesa de Energia (DEA) é a entidade executora deste programa por parte da Dinamarca. Em 2025, a instituição estrangeira iniciou um novo eixo de cooperação focado em eficiência energética.

Também participaram do encontro o superintendente do Luz para Todos na ENBPar, Eduardo Pereira, a assessora técnica do Procel Edifica Marina Garcia, os gerentes do Procel George Soares e Alexandre Reis, remotamente. Além da responsável pela área de energia na Emabaixada, Cecilie Grandjean-Thomsen, e Erika Sloth, da DEA.