Assumindo a operacionalização do programa Luz para Todos (LPT) em meados de 2024, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), conseguiu aumentar, em 2024, 17% do número das 51 mil ligações previstas inicialmente. A empresa, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), realizou quase 60 mil novas ligações. Com isso, o governo federal conseguiu atender 240 mil pessoas com o fornecimento de energia elétrica, principalmente na Amazônia Legal. O total de investimentos no ano passado foi de R$ 1,7 bilhão.
Durante a transferência de gestão, a ENBPar assumiu 20 contratos assinados pela Eletrobras em 2024. Desse total, 11 já estão em processo de encerramento. “A ENBPar conseguiu dar ainda mais dinamismo ao Luz para Todos, cumprindo as metas acordadas com o Ministério (de Minas e Energia) e a Coordenação do Novo PAC”, afirma o presidente da ENBPar, Silas Rondeau.
“É um marco para o programa e para empresa. Em pouco tempo conseguimos atuar de forma conjunta e eficiente para levar energia elétrica para milhões de brasileiros e brasileiras que vivem em áreas remotas, principalmente no Norte do Brasil. A equipe técnica tem trabalhado para acabar com a pobreza energética”, pontuou o diretor de Programas de Governo, Miguel Marques.
O Programa Luz para Todos (LPT) prevê, em 2025, cerca de 90 mil novas ligações, com investimento de R$ 3,6 bilhões, para atender regiões remotas de 15 estados: AC, AM, AP, BA, CE, GO, MA, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RR e TO.

O Governo Federal tem empenhado recursos para o combate à pobreza energética em diversas regiões para atender as necessidades de famílias de baixa renda e grupos vulneráveis, como comunidades indígenas e quilombolas.