Investimento de R$ 104 milhões vai permitir eficientização de mais de 100 mil pontos de iluminação pública ao longo de 2023
O que é o Procel Reluz? Como levar os benefícios do programa para o município? Para responder a essas perguntas e aumentar o número de municípios beneficiados por ações de eficiência energética, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) responsável pela gestão do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), está lançando o guia Procel Reluz para orientar prefeitas e prefeitos de todo o Brasil a acessar o programa.
Um dos braços do Procel, uma das iniciativas de promoção da eficiência energética mais antigas do mundo, lançada pelo Ministério de Minas e Energia nos anos 1980, o Reluz tem como objetivo modernizar a iluminação pública dos municípios brasileiros, substituindo as luminárias convencionais pela tecnologia LED, mais eficiente e durável. A troca aumenta os níveis de iluminância da áreas públicas, como avenidas, ruas e praças, permite maior sensação de segurança e reduz a conta de energia de iluminação pública (IP).
Desde sua criação, no ano 2000, o Reluz permitiu a substituição de mais de 2,8 milhões de pontos de IP em mais de 1,5 mil municípios brasileiros. Somente em 2023, 157 municípios foram contemplados pelo programa. As obras já foram concluídas em 36 deles. O investimento total será de R$ 104 milhões para eficientizar cerca de 104 mil pontos de IP.