A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) realizaram, nesta quarta-feira (2/04), o encontro virtual com os empresários do setor industrial baiano para apresentar e esclarecer dúvidas sobre a Chamada Pública do projeto “Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido em Indústrias”, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Com grande potencial para a conservação de energia, a indústria é um dos principais setores consumidores, representando cerca de 40% do total no país, segundo o Balanço Energético Nacional. A ideia da chamada pública é promover a eficiência energética, reduzindo a utilização de recursos ambientais e de energia, o que ajudará na descarbonização do setor industrial, um dos mais difíceis. A pauta é fundamental dentro da agenda prioritária da transição energética.
“Uma oportunidade única: o setor industrial ganha estudos energéticos, acompanhamento das implementações e medição dos resultados custeados pelo Procel. Por outro lado, o Procel obtém dados valiosos desse segmento de consumo, contribuindo para seu crescimento expressivo de forma eficiente e sustentável.”, destaca o assessor de Programas de Governo e responsável pela Chamada Pública na ENBPar, Luiz Felipe Pacheco.
A chamada irá selecionar até 170 indústrias dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e na Bahia. Um levantamento do Portal da Indústria, de 2023, apontou que existem mais de 183 mil empresas industriais nos cinco estados que podem se candidatar à chamada pública. O projeto financiará diagnósticos energéticos com foco em sistemas de ar comprimido para as indústrias selecionadas, sendo de responsabilidade delas o investimento mínimo aproximado de R$ 23 mil para a aplicação de medidas eficientes e economicamente viáveis (com rápido retorno do investimento), apontadas nos diagnósticos. Além disso, o Procel acompanhará a implementação dessas medidas e realizará a medição dos resultados alcançados.
Para o coordenador de Pequenas e Médias Indústrias da FIEB, Bruno Kieckhöfer, os empresários baianos tiveram a oportunidade de conhecer e esclarecer os detalhes da Chamada Pública voltada para as Indústrias. “Esta iniciativa tem como objetivo promover a eficiência energética no setor industrial baiano, gerando economia e sustentabilidade para as empresas participantes”, pontuou.
A realização desta chamada pública contou com o apoio técnico da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, uma parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), e com o suporte da consultoria contratada Mitsidi.