No momento, você está visualizando ENBPar apresenta programas de Governo para comitiva angolana
Reunião com a comitiva angolana na sede da ENBPar - Foto: Divulgação

ENBPar apresenta programas de Governo para comitiva angolana

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) recebeu na sede da empresa, nesta terça-feira (22), a delegação do Ministério da Energia e Águas de Angola. No encontro foram apresentados detalhes sobre o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Os diretores Miguel Marques (Gestão de Programas de Governo) e Wander Azevedo (Comercialização de Energia, Projetos Estratégicos e Estudos de Mercado) apresentaram os dois programas de Governo para a comissão angolana chefiada pelo secretário de Estado para a Energia, Arlindo Bota Manuel Carlos. Os representantes da ENBPar também tiraram dúvidas dos presentes sobre comercialização e geração de energia e eficiência energética.

“Podemos cooperar com as experiências que a gente está vivendo aqui e vai ser um prazer poder, de alguma forma, contribuir com o país de vocês, em alguma ajuda daquilo que a gente tem feito aqui no Brasil”, pontuou o diretor Miguel durante o encontro.

O secretário angolano Arlindo Bota agradeceu a receptividade e destacou a parceria existente entre os dois países. “Nós temos realidades similares, embora o Brasil esteja muito mais avançado, mas os desafios que o Brasil enfrentou e ainda continua a enfrentar também fazem parte da matriz de nossos desafios. Creio que não há outros parceiros para conosco caminhar, senão nossos colegas brasileiros”, afirmou. “Aliás há de se notar que a relação Angola-Brasil sempre se distinguiu pela sua unicidade. São relações únicas. E nós queremos tornar essa singularidade em uma cooperação mutualmente vantajosa” acrescentou.

Ao final do encontro, o novo presidente da ENBPar, Marlos Costa Andrade, fez a entrega simbólica de um exemplar do Plano Anual do Proinfa (PAP) para a comitiva angolana. O documento é o instrumento legal por meio do qual a ENBPar apresenta os montantes anuais de energia e de custeio do Proinfa, que deverão ser rateados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).