INB obtém licença do Ibama para descomissionamento da mina de urânio de Caldas (MG)

A Unidade em Descomissionamento de Caldas/MG da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) obteve ontem (14/1) a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com essa autorização, a primeira concedida para o descomissionamento de uma mina de urânio no Brasil, a empresa poderá desenvolver ações de recuperação da área para posterior destinação a outros fins. A extração de urânio na mina de Caldas ocorreu entre 1982 e 1995.

A concessão da licença aconteceu após análise técnica da equipe responsável do Ibama e tomada de decisão do presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. Segundo o presidente da INB, Adauto Seixas, o resultado é fruto do trabalho conjunto das equipes técnicas e administrativas da empresa e do Ibama, que envolveu profissionais especializados em flora, fauna, remediação ambiental, ciências sociais e gestão. “A obtenção da licença é mais uma evidência do nosso compromisso com o descomissionamento, a transparência e o desenvolvimento sustentável”, disse.

Para o presidente da ENBPar, Silas Rondeau, o descomissionamento vai possibilitar a destinação da área da mina a outros fins. A INB é um das empresas que integram a ENBPar. O coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestres do Ibama, Edmilson Maturana, ressaltou a importância da licença para o gerenciamento de um projeto com prazos e orçamentos definidos. Agora, terá início a gestão das exigências da própria licença para o avanço do descomissionamento.