Você está visualizando atualmente PROCEL abre chamada pública para eficientizar sistemas de ar comprimido

PROCEL abre chamada pública para eficientizar sistemas de ar comprimido

A ENBPar, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL),  lança nesta segunda-feira, 9 de setembro, uma chamada pública para seleção de indústrias que tenham interesse em otimizar seus sistemas de ar comprimido. Serão  selecionadas até 170 empresas de pequeno e médio portes dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A apresentação do projeto “Eficiência Energética em Sistemas de Ar comprimido em Indústrias” será por meio de um webinar, que terá início às 11h horas (hora de Brasília).

As empresas interessadas deverão se inscrever no processo seletivo entre 9 de setembro a 29 de novembro e o resultado será anunciado até o dia 20 de dezembro. Ao se cadastrarem, as indústrias deverão informar o número de funcionários, o consumo médio e a demanda média da indústria e os dados do sistema de ar comprimido,  como a quantidade, potência e data de fabricação dos compressores, quantidade e volume total dos reservatórios, extensão e quantidade de pontos (usos finais) da rede de ar comprimido.

O projeto vai financiar diagnósticos energéticos com foco em sistemas de ar comprimido para as indústrias selecionadas, tendo estas, apenas que investir um valor aproximado mínimo de R$ 23 mil para aplicação de medidas eficientes e que sejam viáveis economicamente (rápido retorno do investimento) a serem apontadas nos diagnósticos.

Nos sistemas de ar comprimido a economia pode ser alcançada por meio de intervenções tanto no investimento (CAPEX) quanto na operação e manutenção (OPEX). No caso do investimento, estimam-se reduções de 15% a 30% para os principais componentes de um sistema de ar comprimido (compressores, secadores, reservatórios, tubulações). Na manutenção e operação, o ganho médio estimado é de 5%.

Entre as ações de eficiência energética para sistemas de ar comprimido que podem ser implementadas, destacam-se: redução de vazamentos; otimização dos níveis de pressão; adequação da temperatura do ar admitido; controles para os compressores; recuperação de calor e a melhoria da eficiência dos compressores. Caberá ao Procel contratar a empresa que fará os diagnósticos, acompanhar a implementação das medidas e medir os resultados.

A chamada pública tem o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.