No momento, você está visualizando Projeto do Procel, ZUPT chega a 23 escolas de Mato Grosso
Lançamento do ZUPT em Mato Grosso na sede da Energisa MT - Foto: Bruno Cassiano | ENBPar

Projeto do Procel, ZUPT chega a 23 escolas de Mato Grosso

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), lançou nesta semana o projeto ZUPT – A energia da vida para alunos e educadores, com o apoio da Energisa Mato Grosso e em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA). Ao todo, 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá receberam o certificado ZUPT – A energia da vida, metodologia educacional desenvolvida.

Para o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia, “quando acende uma lâmpada, quando liga o videogame, quando abre a geladeira para pegar um copo de água. Nessas pequenas atitudes, ele já participa do sistema elétrico. E o que queremos, nós do Procel, junto com a Energisa e o CIMA, é que o jovem use essa energia da melhor forma possível”.

Diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, enviou uma mensagem para os educadores – Foto: Divulgação

“A gente tem que buscar formas novas, didáticas e mais interessantes para educar essa geração, e o ZUPT realmente é uma forma nova e criativa que pode ser agregada ao ensino tradicional da escola. É um projeto do qual a gente se orgulha muito em fazer parte, porque a Energisa sempre acreditou muito na educação e sempre busca trabalhar e incentivar o que traga valor para a sociedade”, disse o diretor-presidente da Energisa MT, Marcelo Vinhaes.

Além dos certificados, as escolas receberam o kit ZUPT com o material didático para que os professores consigam implementar a metodologia de ensino na sala de aula. A diretora de Ensino de Cuiabá, Letícia Ceron, parabenizou a iniciativa: “Quero reforçar a importância de projetos que despertam o interesse das crianças para o uso consciente da energia, visando o futuro.”

A diretora de Design de Experiências do projeto, Veronica Marques, afirmou que é emocionante ver, no olhinho de cada um deles, a vontade de aprender. “O ZUPT pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania planetária na educação básica”, contou.

O ZUPT é um projeto que foi criado para fazer parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além dos educadores de escolas públicas e privadas. Em Mato Grosso, o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.

Crianças da escola rural de Várzea Grande (MT) usando a metodologia ZUPT – Foto: Divulgação