No momento, você está visualizando ENBPar reforça ações do Procel Edifica em Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído
A coordenadora do Procel Edifica, Myrthes Marcelle, palestrando no evento - Foto: Divulgação

ENBPar reforça ações do Procel Edifica em Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), marcou presença no XVIII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e XIV Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC), em São Carlos (SP), entre os dias 1º a 4 de setembro. Além da participação nos foruns de discussão, o Procel reforçou suas ações em uma sessão técnica e na plenária geral do evento, que reuniu cerca de 300 participantes.

Na sessão técnica, o Procel apresentou ações estratégicas voltadas à eficiência energética em edificações, reforçando o papel do programa no avanço da sustentabilidade no país. Entre os exemplos mostrados estavam projetos de suporte à Política Nacional de Eficiência Energética, pesquisas aplicadas e iniciativas voltadas para edificações de energia quase zero (NZEB – Nearly Zero Energy Buildings).

Já na plenária geral, foi abordado Projeto aprovado no 5º PAR PROCEL, o Solar Decathlon Brasil 2026, competição internacional que desafiará estudantes universitários a desenvolver projetos de edifícios NZEB. O concurso será dividido em duas etapas: a primeira, online, com capacitação das equipes, e a segunda, presencial, em formato de grande evento para apresentação dos projetos. O Brasil já participou de duas edições anteriores — em Madri (2012) e em Cali, na Colômbia (2019).

“Um dos resultados esperados do Solar Decathlon no Brasil em consonância com os outros projetos apoiados pelo Procel dentro da área de edificações é o alinhamento com a Política Nacional de Eficiência Energética em Edificações, que busca estabelecer índices mínimos de eficiência energética em edifícios. São os chamados MEPS. Que serão voltados para novas construções e que prevê NZEBs no setor público de forma gradativa até 2040” afirmou a coordenadora do Procel Edifica, Myrthes Marcele.

O ENCAC é promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) a cada dois anos. Em 2025, o evento, foi organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O evento reuniu pesquisadores, docentes e especialistas nacionais e internacionais da área de conforto ambiental no ambiente construído. Durante a programação, também houve a apresentação de trabalhos apoiados pelo Procel em parceria com instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Brasília (UnB), além da premiação dos melhores artigos científicos.

A coordenadora do Procel Edifica, Myrthes Marcelle, e o assessor institucional da ENBPar, João Magno – Foto: Divulgação