No momento, você está visualizando Procel apresenta plataforma digital para informações e concessões do Selo

Procel apresenta plataforma digital para informações e concessões do Selo

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, apresentou, durante webinar realizado nesta quinta-feira (14/08), uma plataforma Web para obtenção de informações e concessões do Selo Procel. A iniciativa incorpora a tecnologia blockchain que tornará a certificação mais segura, transparente e rastreável, elevando a confiabilidade e a agilidade no processo de concessão de um dos mais importantes instrumentos da política pública de eficiência energética no Brasil.

O Selo Procel, reconhecido nacionalmente por identificar equipamentos e edificações com maior eficiência energética inaugura uma nova etapa digital desenvolvida para modernizar e agilizar todo o processo de solicitação, análise e concessão do selo.

A iniciativa, liderada pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), promete revolucionar a experiência de fabricantes, consumidores e órgãos públicos com tecnologia de ponta, maior transparência e redução de risco de fraude.

“O Selo Procel, símbolo nacional de eficiência energética, entra na nova era digital com uma plataforma baseada em blockchain que fortalece a confiança, a transparência e a rastreabilidade do processo de certificação”, destacou a superintendente de Gestão do Procel na ENBPar, Juliana Tadeu. “Essa evolução tecnológica garante ao consumidor a possibilidade de identificar e escolher produtos e edificações mais eficientes, estimulando a competitividade e a inovação na indústria nacional”, complementou.

O lançamento da plataforma representa um avanço estratégico na missão do Procel de fomentar a conservação energética e promover a adoção de soluções tecnológicas avançadas com credibilidade e impacto social.

Principais benefícios da plataforma

  • Maior confiabilidade – Selos com QR Code e Blockchain para evitar falsificações
  • Processo mais rápido – Análise em minutos, se a documentação estiver correta
  • Interface intuitiva – Uploads, downloads e acompanhamento em tempo real
  • Segurança reforçada – Tecnologia Blockchain garante registros imutáveis e auditáveis

Como era antes X Como ficará com a plataforma

Antes, os interessados no Selo Procel precisavam acessar o site do ProcelInfo, consultar manuais em PDF e enviar documentos por e-mail (procel.selo@enbpar.gov.br), com todo o acompanhamento feito via troca de mensagens. Agora, a solicitação da concessão do Selo Procel direto na plataforma unificada oferece:

✔ Processo 100% rastreável – desde a solicitação até a emissão do selo

✔ Validação automática – com checagem de documentos e alertas em caso de pendências

✔ QR Code – após aprovação, a emissão imediata do Selo Procel com QR Code antifraude

✔ Publicação automática dos Equipamentos e Edificações – antes, as atualizações eram semanais; agora, são em tempo real; e

✔ Painel de Dados – dashboards com estatísticas e downloads em PDF e XLSX.

Tecnologia Blockchain: como funciona?

A plataforma utiliza o mesmo sistema de segurança das criptomoedas, garantindo que todas as informações inseridas sejam verificáveis e imutáveis. Isso impede que fabricantes declarem dados incorretos para obter vantagens, assegurando maior transparência e credibilidade ao Selo Procel.

Impacto no mercado

Atualmente, milhares de equipamentos e edificações possuem o Selo Procel, mas a expectativa não é apenas aumentar o volume de solicitações, e sim fortalecer a confiança no mercado. Com a modernização, o Selo Procel se torna mais ágil e seguro, consolidando sua utilização em contratações públicas.

Sobre o Selo Procel

Criado há 30 anos pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o Selo Procel atesta os produtos e edificações que apresentam os melhores índices de eficiência energética em suas categorias, contribuindo para a redução do desperdício de energia e a sustentabilidade. O Selo Procel ganhou popularidade sobretudo no início dos anos 2000, no período que o país enfrentou um grave racionamento de energia.