A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional ENBPar por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica Procel participou, nesta quinta-feira (7/08), de webinar promovido pela Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe) voltado a gestores e servidores públicos municipais interessados na Super Chamada Pública Procel Reluz 2025 que destinará R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis para modernização da iluminação pública com tecnologia LED em todo o país.
Durante o evento online os participantes receberam informações detalhadas sobre os requisitos para participação na chamada pública os critérios de seleção e etapas de submissão das propostas além dos principais benefícios e impactos esperados com a substituição da iluminação convencional por LED como economia de até 60% no consumo de energia melhoria na segurança pública e qualidade de vida da população.
“Esta é uma oportunidade única para os municípios pernambucanos modernizarem sua infraestrutura com tecnologia eficiente que gera economia aos cofres públicos e benefícios diretos para a população”, destacou Leonardo Gaspar, coordenador do Procel Reluz na ENBPar, durante sua apresentação.
A Chamada Pública Procel Reluz 2025 tem prazo final para submissão de propostas em 23 de outubro de 2025 com recursos distribuídos igualmente entre as cinco regiões do país priorizando municípios com menor PIB per capta e áreas isoladas incluindo comunidades quilombolas e zonas rurais.
Para saber mais sobre a Chamada Pública do Procel Reluz, acesse aqui.
CP ENERGIA ZERO EM PRÉDIOS PÚBLICOS
Em paralelo às ações do Procel Reluz, está aberta até 11 de setembro a Chamada Pública Procel Energia Zero, para que os gestores públicos podem enviar propostas de projetos para garantir a eficiência energética de edificações, das esferas federais, estaduais, municipais e distritais. Essa iniciativa prevê a destinação total de R$ 100 milhões a fundo perdido por meio do Procel para reduzir o consumo de energia de prédios existentes, com o uso de estratégias para melhorar o desempenho energético, além da inserção de tecnologias de geração de energia renovável integrada à edificação. Não é necessária nenhuma contrapartida financeira.
A assessora do Procel Edificação, Marina Garcia, pontuou os principais pontos que envolvem a Chamada Público e forneceu algumas dicas para que os entes municipais de Pernambuco apresentem os projetos para os prédios públicos. “É muito importante que os interessados acompanhem as informações e atualizações publicadas no site da Chamada Pública.”, lembrou.
Para saber mais informações, acesse o site da CP Energia Zero em Prédios Públicos aqui.
A iniciativa da Amupe em parceria com a ENBPar busca apoiar os municípios pernambucanos no desenvolvimento de projetos técnicos viáveis e alinhados às exigências do edital garantindo que as cidades estejam preparadas para acessar esses recursos federais que promovem eficiência energética e desenvolvimento sustentável.