No momento, você está visualizando ENBPar marca presença no evento Transição Energética em Pauta da UFAM
Foto: Divulgação

ENBPar marca presença no evento Transição Energética em Pauta da UFAM

A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), participou do evento “Transição Energética em Pauta”. O encontro promovido pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, aconteceu nesta quarta-feira (6/08) e teve a participação de algumas das principais autoridades do setor energético do país.

A ENBPar foi representada no evento pela superintendente de Gestão do Procel, Juliana Tadeu, que apresentou alguns projetos existentes no Procel, entre eles a nova plataforma blockchain do Smart Selo Procel que será lançada em Webinar no próximo dia 14 de agosto e possibilita o uso de QR Code na emissão do Selo Procel evitando falsificações e facilitando informações aos usuários, além da Super Chamada Pública do Procel Reluz que beneficiará mais de 180 municípios de todos país com a troca  de luminárias com tecnologia LED para iluminação pública e esse ano contará com o maior orçamento da história do Programa, R$151 milhões. 

Um dos objetivos do evento foi evidenciar para a sociedade em geral, a complexidade, a abrangência e a necessidade de medidas estruturantes no âmbito da transição energética, para iniciativas que envolvem medidas de eficiência energética, que significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia. A Superintendente destacou que a eficiência energética é CONSIDERADA a “energia mais barata” e que, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), os investimentos em eficiência energética irão triplicar até 2030 de USD 600Bi para USD1,8 tri. 

Além disso, no encontro foi divulgada a criação do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética (NIELTE) da UFAM. O coordenador geral do NIELTE, professor Rubem Cesar, destacou que o Núcleo atuará de forma interdisciplinar, focando na inovação em temas ligados à transição energética, capacitando a mão de obra local a partir do novo curso de engenharia de energia, e se integrando com o ecossistema local e regional de empreendedorismo para fazer chegar à sociedade seus resultados.

Além da ENBPar também participaram do evento representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ANEEL, Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e da ENEVA.