A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) participou no III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), nesta terça-feira (10/06), no Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento teve como objetivo promover a articulação entre os gestores, lideranças, discutir as práticas e metodologias inovadoras para o empreendedorismo.
A superintendente do Procel, Juliana Tadeu, realizou uma palestra sobre o projeto EnergIF (Eficiência Energética na Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Procel. Na ocasião foi apresentada a ENBPar e as diferentes áreas de atuação do Procel e enfatizados os projetos da área de educação, que visam a oferta de conteúdo de relevância, capacitações e melhora da infraestrutura para os profissionais do futuro. O projeto EnergIF está em fase de finalização das atividades e, diante dos resultados alcançados, terá uma nova fase de implementação já aprovada no 5º Plano de Aplicação de Recursos do Procel.
“O Procel Educação tem o objetivo oferecer material didático e metodologia direcionada para que os profissionais do futuro possam ser capacitados para atuar com eficiência energética e renováveis nas suas atividades, alem de fomentar a abertura de novas capacitações em todo país”, pontuou Juliana.
Durante o encontro, os professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), James Silveira, Rubipiara Cavalcante e Rafael Rodrigues também apresentaram resultados do PGEN (Portal de Gerenciamento Energético), sistema que é executado no âmbito do Procel pelo IFSC. O PGEN é um projeto que possibilita a visualização de informações sobre o consumo de energia em tempo real de unidades dos Institutos Federais em todo Brasil, que permite analisar e transformar o uso de energia elétrica em decisão estratégica.
Em termos práticos, o PGEN permitiu ao CEFET-MG, por exemplo, R$ 51 mil por mês em economia e a IFAP até R$ 1 milhão/ano em redução de custo energético. Mais de 200 Unidades Consumidoras da Rede EPCT receberam o PGEN que possui dados abertos no portal eletrônico https://pgen.labsmart.ifsc.edu.br.
Também estiveram presentes no evento, representantes do SEBRAE, do SENAI, do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, Agência Alemã de Cooperação Internacional). Além de representantes dos Ministérios de Minas e Energia e da Educação.
